Guarapari

Anchieta

 

A cidade de Anchieta está localizada no sul do Espírito Santo a 71 quilômetros da capital Vitória. Com uma área territorial de aproximadamente 420 km² o município faz divisa com Guarapari e com Alfredo Chaves ao norte, Piúma e Oceano Atlântico ao sul, Oceano Atlântico ao leste , Iconha e Alfredo Chaves ao oeste....

...Anchieta se originou de uma aldeia de índios catequizada pelos padres jesuítas. O primeiro nome da cidade foi Reritiba, que, em tupy, significa lugar de muitas ostras. No dia 1 de janeiro de 1759, a então aldeia de Reritiba tornou-se vila, passando a se chamar Benevente. Mais tarde , pela lei provincial número 6, de 12 de agosto de 1887, a Vila de Benevente foi elevada a cidade com a designação de Anchieta, nome que foi ratificado pela lei estadual 1307 de 30 de dezembro de 1921.

          A data exata da fundação da cidade é incerta. Alguns historiadores falam em 1565, outros em 1567 e outros em 1569, mas todos são unânimes ao afirmar que o dia da fundação da cidade foi 15 de agosto. Como este dia é dedicado a Nossa Senhora da Assunção, ela foi escolhida padroeira da cidade. Anchieta é uma das mais antigas localidades do Espírito Santo e do Brasil.

         O nome Anchieta é uma homenagem a José de Anchieta. Padre jesuíta espanhol, nascido nas ilhas canárias em 1534 e que viveu boa parte de sua vida, vindo a falecer, na cidade que leva o seu nome. Anchieta ingressou na Companhia de Jesus ainda jovem, quando foi estudar em Portugal.

         De lá veio para o Brasil na expedição do segundo governador geral Duarte da Costa, com a missão de catequizar índios. Anchieta, por sua grande dedicação à catequese, passou a ser conhecido como o mais notável jesuíta no Brasil sendo mais tarde chamado de Apóstolo do Brasil. Sua obra de catequista e evangelizador se desenvolveu, principalmente na Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo e no espírito Santo.

         A atual divisão político-administrativo de Anchieta é representada pelos distritos de Anchieta (sede), Jabaquara, Iriri e Alto Pongal. De acordo com dados do último censo, a população da cidade é de 19.217 pessoas, sendo que desse total 7844 são mulheres com mais de 10 anos de idade e 7.964 são homens com mais de 10 anos de idade.

         As manifestações culturais de Anchieta podem ser distribuídas em 4 grupos diferentes: religioso, folclórico, artístico e ecológico. No grupo religioso destacam-se a Festa do Beato José de Anchieta (9 de junho); São Pedro, com a Procissão Marítima (29 de junho); Nossa Senhora da Assunção (15 de agosto) e Nossa Senhora da Penha (8 de setembro).

         No grupo folclórico chamam a atenção os grupos de dança como as bandas de Congo Mestre Pedro Camilo, São Mateus e Sol e Lua; o grupo de dança do Divino Espírito Santo da comunidade de Jabaquara; Os Brandarinos da comunidade de Belo Hoirizonte e o Grupo Nona Adélia de dança italiana da comunidade de Alto Pongal.

         No campo artístico destacam-se as fanfarras das escolas municipais, os grupos de teatros e as bandas de música da cidade como Tropical Brasil, Musical Prateados, O Peso do Forró e Trio Xonado. Finalmente no grupo ecológico estão os passeios nas águas do Rio Benevente com visitação às Ruínas Jesuíticas, a descida ecológica do Rio Benevente de caiaque e os passeios ciclísticos a pontos turísticos de Anchieta.

         Com uma riquíssima herança histórica, além de privilegiado por 21 belas praias, lagoas, falésias e rios adornados por um riquíssimo manguezal, o município de Anchieta tem todos os atributos necessários para um desenvolvimento ainda maior neste segmento. No turismo religioso a cidade apresenta o Santuário de Assunção, formado pela Igreja Matriz pela residência dos padres jesuítas e pelo Museu do Beato José de Anchieta.

         O agroturismo se fortalece a cada dia. Nas comunidades do interior surgem pousadas e restaurantes de comidas típicas da região. As praias da cidade são cada vez mais freqüentadas. Recentemente a praia dos Castelhanos, uma das mais freqüentadas por turistas e moradores, foi certificada para concorrer ao sele Bandeira Azul de excelência em qualidade.

         Uma parte da economia de Anchieta está baseada na agricultura familiar. Entre as principais culturas destacam-se a banana, a mandioca, o milho, o arroz, o café e o feijão. A banana aparece juntamente com o café, nas regiões montanhosas.


 
   
 

Facebook Twitter

SUPERMERCADOS SANTO ANTÔNIO - 2011

Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Sua Comunicação e Publicidade

Sources of partners include local watch club members, online rolex replica sale classified listings, and web forums that can serve as a starting point rolex replica sale for a trade. Advantages of this approach revolve around the social value of finding collectors with similar interests as well as the rolex replica sale potential to come out "ahead" in a trade. Risks involve the challenge of verifying identities, avoiding fraud, and the obstacle of proving one's own credentials to a skeptical partner. It's easy to rolex replica sale understand the appeal of the engaging conversations and relationships that can result from mutually beneficial replica watches uk private trades. The idea of "swapping horses" with owners of similar interests is warmer and replica watches uk more personal than the commercial trade market, so private trades are appealing on an emotional rolex replica sale level. When a trade is agreed between close friends, watch club members, and replica watches sale individuals in close geographic proximity, trading between private owners can be rewarding and socially engaging.